Douglas Reis de Oliveira

Gerente de Projetos (PMP) | Scrum Master (PSM I) | Gerente de Serviços em TI (ITIL)

Sobre mim

CERTIFICADOS


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

MRS Logística

  • Líder de TI em projetos de desenvolvimento, integração e adoção de Software (assegurando junto aos fornecedores a realização dos serviços acordados de acordo com prazos e formas previstas), além de apoiar o Product Owner a maximizar o valor do projeto;
  • Análise de necessidade de clientes internos através do mapeamento de processos, levantamento de requisitos funcionais e não funcionais, prospecção de soluções (make or buy), estimativas de custos e análise de riscos;
  • Acompanha o andamento das sprints da Squad e remover impedimentos quando necessário;
  • Apoio à sustentação de sistemas da área de operação ferroviária.

Oi S/A

  • Desenvolvimento e aprimoramento de sistema interno da diretoria de Engenharia;
  • Organização, estruturação e desenvolvimento de banco de dados;
  • Interação com clientes internos para acompanhamento e reporte de informações gerenciais/técnicas sobre situações em que impactam diretamente o sistema interno;
  • Atuação dentro do PMO de implantação para entendimento das regras de negócio das áreas clientes (internas) e transformação em facilidades nos sistemas;
  • Gerenciar as atividades no setor contribuindo no estabelecimento de prioridades e acompanhando a realização dos trabalhos para que sejam executados nos prazos e formas previstos;
  • Levantamento de requisitos, modelagem de desenvolvimento, análise de sistemas.

DOF Subsea

  • Integração das ferramentas Microsoft Power BI (fazendo uso de
    diversas fontes de dados) e Microsoft SharePoint na criação de um Team
    Site do projeto todo interativo, substituindo diversos relatórios que
    eram emitidos manualmente em formato PDF ou excel;
  • Responsável pelo projeto de criação de 02 sala de monitoramento para acompanhamento de todas as informações das embarcações;
  • Designado como “Champion” para implantação do Microsoft Office 365 nas filiais brasileiras;
  • Ponto focal no Brasil na administração do sistema NavTracker (sistema de geolocalização de embarcações);
  • Desenvolvimento de um projeto de sistema informatizado para gestão de embarcações;
  • Implantação e acompanhamento de indicadores de desempenho (KPIs);
  • Acompanhamento de entregas contratuais a Petrobras;
  • Criação do plano modelo gerenciamento das comunicações, para o departamento de projetos;
  • Elaboração de estudo sobre a criação e/ou otimização de metodologias
    e procedimentos para o departamento de projetos, além de racionalizar
    e/ou automatizar processos e rotinas de trabalho necessários ao
    departamento.

Embratel / Claro

  • Em algumas oportunidades, designado como gerente temporário da
    regional Leste/Norte de MG, além de representá-la em diversas reuniões
    da alta administração;
  • Coordenação de equipes e parceiros na ativação de serviços de
    telecomunicações na Zona da Mata, Norte e Nordeste de MG agregando valor
    ao negócio da empresa;
  • Análise, desenvolvimento, gestão, implantação e gerenciamento de 05
    sistemas WEB para intranet e/ou extranet corporativa, nível Brasil em
    alguns casos, com destaque para o controle de inventários de sites,
    trouble ticket system utilizando HTML, CSS, Java Script, PHP e MySQL
    como SGBD;
  • Administração dos servidores e infraestrutura para funcionamento dos
    serviços de Web, de monitoramento de sites, sistemas de arquivamentos
    entre outros;
  • Membro da equipe de coordenação do projeto de substituição de mais
    de 500 KM de fibra óptica entre Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP;
  • Controle dos custos da regional referente a pagamentos de empresas
    terceirizadas pelos serviços prestados (OPEX) e também de investimentos
    de novos projetos (CAPEX), utilizando sistema SAP/R3 como ferramenta de
    apoio;
  • Multiplicador de conhecimento de novas tecnologias para equipe
    técnica, visando otimizar custo e logística com envio de grande
    quantidade de pessoas para centros de treinamentos;
  • Execução de diversos trabalhos de controladoria, modelagem de
    processos estratégicos, elaboração de relatórios executivos, gestão de
    projetos, análise de documentação ANATEL e criação de indicadores de
    qualidade.

Fundação Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

  • Gestão de todo parque tecnológico da instituição como hardware, software e os mais diversos serviços de TI;
  • Administração de mais de 200 equipamentos interligados em rede
    metálica, fibra e wifi, se comunicavam entre 02 unidades geograficamente
    distantes, fazendo o uso dos 03 servidores que suportavam todos os
    serviços da instituição, como HTTP (apache), Firewall (Iptables e
    Squid), CBQ, Samba, FTP, DNS (interno e externo), Postfix, Mysql além de
    ferramentas de monitoração como: MRTG(SNMP), Sarg, Iptraf e NetProbe;
    Habilidades com S.O. Windows para estações clientes e S.O. Linux para
    servidores;
  • Habilidades com S.O. Windows para estações clientes e S.O. Linux para servidores;
  • Gerenciamento dos contratos de fornecedores e parceiros, assegurando
    que os serviços prestados estivessem aderentes ao serviço contratado,
    além de atuar diretamente na contratação de equipamentos e/ou serviços
    de tecnologia;
  • Controle de SLA’s de fornecedores externos e clientes internos;
  • Idealizador do projeto de criação do sitio eletrônica www.jf.unipac.br e posteriormente manutenção do mesmo;
  • Administrador do software de gestão acadêmico GIZ.


FORMAÇÃO

Pós-Graduação

Administração de Redes de Computadores, CES-JF – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
(Outubro de 2003) – Concluído

Graduação

Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA
(Dezembro de 2001) – Concluído